todos eles merecem

PROTEÇÃO.

Ajude a aimpa salvar ainda mais animais abandonados

apadrinhe. doe. adote.

Dicas

Por que castrar qualquer animal?

Preparamos uma cartilha com os mitos e verdades sobre a castração. Os principais motivos para a castração são:

1. Para evitar gestações indesejadas nos animais de estimação
2. Para reduzir o número de animais sem dono nas ruas. Digamos que o seu gatinho ou cãozinho passeie pelas ruas e cruze com diversas fêmeas. Cada uma terá, em média, cinco filhotes que poderão ficar abandonados. Isso sem falar que cada um desses filhotes poderá gerar outros filhotes mais tarde... A superpopulação de animais abandonados traz maus tratos e finais nada felizes como atropelamentos, mutilações, doenças, crueldades e diversas barbáries que você nem imagina!

Como evitar as pulgas?

As pulgas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, podendo permanecer por toda a vida no animalzinho. É aconselhável que os cães tomem banho periodicamente e, de preferência, com produtos antipulgas. É necessário, ainda medicá-los com remédios que podem ser encontrados em Pet Shops.

Adaptando seu gato a um novo ambiente

Adotar um gato é uma experiência incrível! Eles são animais encantadores, independentes e muito carinhosos. Mas a fase de adaptação de um felino à nova casa pode ser um período difícil se você não estiver preparado. Por isso, preparamos essas dicas pra te ajudar!


É natural que gatos sintam estranheza ao novo ambiente, principalmente se foram resgatados há muito tempo. O maior perigo nesse período é que fujam, por ainda não estarem adaptados. A primeira dica é colocar no animal uma coleira elástica (não apertada) com identificação: nome e telefone do tutor. Assim, caso o gato fuja, quem encontrá-lo poderá entrar em contato com você facilmente.


A segunda dica é para prevenir essas fugas nas semanas iniciais. Atente para portas e janelas. Se você mora em apartamento, procure colocar tela em todas as janelas (mesmo pequenas) e tome cuidado com portas abertas. Durante as primeiras 4 ou 5 semanas a atenção deve ser redobrada. Você, como tutor, é responsável pela segurança de seu animal.


Por último, lembre-se que a AIMPA só doa felinos castrados. Essa medida, além de ter inúmeros benefícios para a saúde do animal, também previne comportamentos "territorialistas", como a fuga de machos em busca de uma fêmea em período fértil.

Vantagens em adotar um animal adulto

Todos nós sabemos que filhotes são irresistíveis! Engraçadinhos e fofos, os filhotes são preferência da maior parte das pessoas na hora de adotar um animal de estimação, mas também podem dar muito trabalho.

Amizade não tem idade! Conheça algumas vantagens em adotar um animal adulto.

  • Animais adultos têm uma personalidade definida. Conversando com o protetor responsável você já sabe se ele é calmo, brincalhão, se convive bem com crianças e outros animais, entre outras características. No caso dos filhotes tudo é uma surpresa. Você não sabe como ele será quando amadurecer e muito do seu comportamento dependerá dos ensinamentos que você proporcionar.
  • Você já sabe o tamanho que o animal vai ficar, não há surpresas.
  • O animal adulto tipicamento é mais fácil com relação a comportamento, como, por exemplo, xixi fora do lugar. Grande parte dos animais de rua está acostumado a fazer suas necessidades na rua, ou no jornal (quando resgatados e abrigados em um canil). No caso de um filhote, você terá de ter paciência para ensiná-lo a respeitar o local indicado.
  • Adultos não têm necessidade e nem tendência para roer objetos, pois já tem toda dentição desenvolvida.
  • O cão aprende com qualquer idade, então mesmo que ele seja adulto e tenha algum comportamento inadequado é possível resolver a questão com reeducação e auxílio profissional.
  • Filhotes tem muita energia! Como crianças pequenas, ele querem explorar o ambiente, correr, escalar, desvendar a nova casa! Animais adultos preferem passar mais tempo com a família, são mais maduros.
  • Animais adultos, principalmente os que foram resgatados das ruas e de maus-tratos, costumam ser muito gratos aos tutores. São verdadeiros companheiros, obedientes e parecem sempre olhar os tutores com gratidão.
  • Os gastos com um adulto são menores. Enquanto os filhotes precisam de reforços de vacina, os adultos precisam apenas de uma dose anual. Além disso, animais adultos doados pela AIMPA já são castrados.
  • As pessoas dão preferência a adotar os filhotes. Assim, animais mais velhos acabam muitas vezes rejeitados. Eles também merecem uma segunda chance! Se você gosta mesmo de cães e gatos essa já é uma grande razão para adotar um animal adulto.
  • Animais adultos se adaptam facilmente à nova família. Filhotes normalmente precisam de adaptação, choram durante a noite nas primeiras semanas e sentem muita falta da família. Adultos adaptam-se mais facilmente a passar períodos em casa sozinhos.
  • Cães e gatos adultos são mais independentes e, por isso, requerem menos atenção e cuidados do que um filhote. Com um filhote em casa, sua atenção tem que ser redobrada quanto a objetos deixados ao seu alcance e cuidados com a higiene do animal. Animais adultos normalmente são mais higiênicos e também não costumam comer ou roer objetos da casa.